A união nos deixa ainda mais fortes:

Inglês do Anglo + Inglês do Yázigi

 

TUTORIAIS PEDAGÓGICOS

logo_colegio_nicolau_kerpen.png
barrinha_rosa.png

Paddy The Jelly

Quais os fundamentos da metodologia Yázigi?

 

Na Educação Infantil apresentamos o inglês aos alunos de forma lúdica, com muita música, brincadeiras, contação de histórias e atividades gostosas no livro.

 

No início do contato com o inglês temos como objetivo despertar nos alunos o gosto pelo aprendizado do novo idioma. O importante é criar uma relação positiva e prazerosa com a língua inglesa. É um momento de aquisição da linguagem e formação do léxico.

 

As crianças aprendem rápido, mas também esquecem rapidamente. É preciso muita exposição à língua para produzirem autonomamente.

 

Nesta faixa etária poucas crianças contam como foi a aula ou o que aprenderam, isso é natural. Mas também é muito comum que nossos alunos surpreendam seus pais caso experimentem uma situação real, em que eles se veem diante da necessidade de se comunicar em inglês sem a proteção e o apoio paterno.

 

Como são as lições de casa?

 

Como os alunos ainda são pequenos, preferimos não enviar lição de casa sistematicamente, mas haverá alguns pedidos dos professores para levarem alguma coisa para a aula, um brinquedo, fotos dos familiares, etc.

 

Não pedimos aos pais para ajudar na tarefa de ensinar inglês para seus filhos, nós nos responsabilizamos por esta missão. Vocês podem ajudar aproveitando as oportunidades que surgirem para mostrar a seus filhos que o inglês ultrapassa a sala de aula. Por exemplo, quando pegam o metrô (as estações são anunciadas em português e em seguida em inglês), quando forem a um museu ou teatro (as informações estão nas duas línguas), quando estiverem assistindo a um desenho na TV a cabo (colocar, pelo menos durante um tempo, o áudio original para mostrar que a língua usada é o inglês) etc.

 

Como é o processo de avaliação?

 

Não há avaliação formal nesta faixa etária, somente um relatório do professor.

barrinha_rosa.png
barrinha_verde.png

Green House e Magic Links

Quais os fundamentos da metodologia Yázigi?

 

As unidades do livro são baseadas em temas. Em cada unidade temos um objetivo léxico (aprendizado de um determinado vocabulário), um objetivo comunicativo (como se comunicar em determinadas situações) e um projeto.


As aulas são conduzidas em inglês. O professor só usa o português quando é extremamente necessário. Através de mímicas e da ação dos professores os alunos começam aos poucos a incorporar o inglês. Por exemplo, o professor pede para os alunos pegarem o livro e abrirem em uma determinada página, tudo em inglês. O professor pega seu livro e realiza as ações conforme dá as instruções. Os alunos o imitam e em pouco tempo já entendem a instrução sem precisarem da mímica. 
 

Os alunos “mergulham” na língua inglesa. Não é esperado que  entendam cada palavra. Como as aulas tem uma rotina, os alunos aos poucos compreendem o que é esperado deles nas diversas situações.


Os alunos nesta faixa etária já são capazes de usar uma linguagem mais complexa, fazer entrevistas e ler textos para retirar as  informações pedidas nas diferentes atividades. 
 

Vocês pais, podem ajudar seus filhos mostrando coisas em inglês (por exemplo, quando pegam o metrô, as estações são anunciadas em português e em seguida em inglês). Quando forem a um museu ou teatro mostrar que as informações estão nas duas línguas. Ao assistirem um desenho com legendas, chamar a atenção dos seus filhos para o fato que a língua usada é o inglês. 

 

Como são as lições de casa?

 

Os alunos farão lição de casa com regularidade. Esse hábito será implantado gradativamente. Em algumas situações o professor pedirá para os alunos levarem fotos, fazerem pesquisas ou outras atividades que julgar apropriado.


Quando o aluno não conseguir realizar a tarefa, não se preocupem, peçam a ele para falar com o professor. Os alunos não entenderão todas as palavras da lição de casa. Eles responderão somente o que está sendo pedido.

 

Os pais não precisam ajudar os seus filhos. Esta é uma tarefa do professor. Fiquem tranquilos, mesmo que seu filho não entenda tudo o que está escrito, ele conseguirá fazer pelo menos parte da lição. O resto o professor o ajudará.

 

A aprendizagem de uma língua é um processo natural. Não é isso que fazemos quando viajamos para um país estrangeiro?  As pessoas entendem somente parte do que veem, mas conseguem se comunicar.


Evitamos trabalhar com tradução para que o aluno compreenda desde o início que o inglês é uma língua completamente diferente do português.

 

Como é o processo de avaliação?

 

Os alunos serão avaliados durante todas as aulas. O professor está sempre atento ao desenvolvimento de cada aluno. Esta é a avaliação contínua.
 

É importante que os alunos realizem as atividades pedidas pelo professor sem a ajuda dos pais. Essa é a única possibilidade do professor ter um retorno fidedigno do que os alunos conseguiram ou não aprender e redirecionar a condução da aula.

barrinha_verde.png
barrinha_laranja.png

YTEEN, YEP, MYP e ADV

Quais os fundamentos da metodologia Yázigi?

 

A proposta pedagógica do Yázigi segue o sociointeracionismo aliado à abordagem comunicativa. Acreditamos que o processo de aprendizagem está sempre inserido em um contexto social, ou seja, as pessoas aprendem melhor e mais rápido quando interagem, quando usam na prática o conteúdo a ser aprendido. Por isso as interações durante as aulas do Yázigi são muito intensas. Por exemplo, os alunos são divididos em pares, trios ou grupos para que sejam obrigados a buscar soluções de comunicação em inglês, sem recorrer ao uso da Língua Portuguesa.

 

Este processo é potencializado pelo princípio da abordagem comunicativa: a língua existe para comunicar um significado – conseguir se expressar em inglês é uma necessidade anterior a ficar acumulando conhecimento gramatical.

 

Assim, o Yázigi trabalha a gramática de forma contextualizada, de acordo com o uso da língua. Simplificando esse conceito, poderíamos dizer o seguinte: ninguém precisa estudar gramática para saber como usar o plural. As regras gramaticais são aprendidas naturalmente por meio do uso da língua.

 

Como são as lições de casa?

 

Os alunos terão lição de casa no livro de atividades (Resource Book) e na HOE – House of English (YTeen), YConnect (YEP e MYP) e My English Lab (Adv).

 

Todas as atividades do Resource Book solicitadas aos alunos são explicadas pelo professor em sala de aula.

 

Caso o aluno tenha dificuldade na realização das tarefas online (HOE/YConnect- ele poderá acessar o professor online (online teacher) ou enviar uma mensagem (hotline) para o seu professor.

 

Cada unidade do livro trabalhada em sala de aula tem uma unidade correspondente na HOE/YConnect.

 

O usuário e senha da HOE de cada aluno serão entregues em sala de aula. Caso o aluno esqueça seus dados de acesso deverá procurar a unidade Yázigi Jardim Bonfiglioli.

 

No caso do YConnect o próprio aluno realiza o cadastramento e a senha será de sua responsabilidade.

 

Como é o processo de avaliação?

 

Os alunos são avaliados durante todas as aulas. O professor está sempre atento ao desenvolvimento de cada aluno. Esta é a avaliação contínua.
 

É importante que os alunos realizem as atividades pedidas pelo professor sem a ajuda dos pais. Essa é a única possibilidade do professor ter um retorno fidedigno do que os alunos conseguiram ou não aprender e redirecionar a condução da aula.

 

Ao final de cada livro é aplicada uma prova.

 

Se o aluno tiver feito todas as atividades da HOE ou do YConnect (depende do livro) com o desempenho mínimo exigido, ele ganha um bônus de 10% na nota final. 

barrinha_laranja.png